quarta-feira, 17 de julho de 2013


Aprenda fazer horta vertical e reaproveitar as garrafas Pet; Confira
Técnica para fazer uma horta vertical é bem simples e barata



Acadêmicos do 7º semestre do curso de agronomia de uma universidade da capital ensinam alunos da rede pública técnicas sobre reaproveitamento de materiais orgânicos, uma dessas oficinas é como produzir uma horta vertical. Uma técnica simples e barata e que, além de preservar o meio ambiente, pode também enfeitar a sua casa.

O reaproveitamento de matérias é uma ótima maneira para estimular os jovens a produzir suas próprias verduras, ou até mesmo criar um jardim dentro de pequenos espaços. O estudante, Samir Marsola, de 12 anos, já descobriu que reutilizando, por exemplo, garrafas pet é possível cultivar pequenas hortas.

“É uma forma boa de reutilizar as garrafas, a gente toma bastante refrigerante lá em casa, tem bastante garrafa que joga fora, mas a gente planta coisas lá em casa e vai ser muito bom usar as garrafas agora”, diz o estudante.

A técnica para fazer uma horta vertical é bem simples e barata, basta apenas garrafas pet, barbante, tesoura e algumas mudas, qualquer tipo de tempero como salsinha e cebolinha pode ser usado e em cerca de 25 dias elas já podem ser consumidas.

Para começar, corte a garrafa pet de maneira que ela fique parecendo um vaso, deixando espaço para colocar a terra e para a planta se desenvolver.

Tem dois pontos mais duros na garrafa, os dois primeiros furos são feitos a partir daí, onde o corte vai até a metade da garrafa. Coloca a terra, molhe e acrescente a muda ou a semente. 

Com a técnica, além de produzir o próprio alimento, você também enfeita o lugar onde mora, como faz a estudante, Caroline Campos, ela vive em  apartamento já há 12 anos  e mesmo com pouco espaço, utiliza a area da varanda para plantar suas hortaliças

“A horta vertical além de produzir o alimento, você pode estar enfeitando, muitos potes de sorvetes são coloridos, a mesma coisa a garrafa, fica bonito sua sacada”, diz a estudante.

A recomendação é molhar uma vez por dia, ou pela manhã ou a tarde, sem enxarcar o recipiente. O único custo é com o barbante e a semente, que varia ente R$ 2 a R$ 5, e pode ser comprado em casas agropecuárias ou até mesmos alguns mercados. 

Para quem tem um espaço maior, pode obtar por uma bandeja para mudas de isopor que suporta em média mais de 120 mudas , é só acrescentar o adubo, colocar a semente e molhar, quando ela estiver em um tamanho de 10 a 15 centímetros já serve para colocar em um vaso ou garrafa.

É necessário trocar a terra uma vez ao ano e as sementes ou mudas devem ser repostas sempre que a planta for colhida. (Com colaboração Mara Riveiros TV MS Record)
Aqui esta o link do video (http://www.youtube.com/watch?v=afxuDgBDwbE)

2 comentários: